Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/103
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Universidade Católica de Moçambique | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-23T12:30:50Z | - |
dc.date.available | 2019-01-23T12:30:50Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/103 | - |
dc.description.abstract | A Educação Inclusiva no Ensino Superior representa um desafio de âmbito psicológico, social e educativo. Nos últimos anos a investigação nessa vertente da educação e neste nível de ensino emergiu, mas ainda de forma redutora e carente de estudos sistematizados e consolidados. A presente comunicação visa abordar, reflexões acerca do percurso de Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) para a transição, o ingresso e a permanência no Ensino Superior, a fim de compreender os principais factores, quer sejam, educativos, socioculturais, organizacionais ou políticos, que se apresentam como fundamentais no processo de Inclusão no Ensino Superior. Verificou-se, através da interpretação à luz de pressupostos teóricos, que as principais dimensões associadas são descritas como: i) Políticas Educacionais: a necessidade do suporte e do resguarde; ii) Informação Prévia; iii) Acesso ao Ensino Superior; iv) Órgão de apoio na Universidade; v) Acessibilidade: barreiras estruturais e culturais/atitudinais, vi) Capacitação de docentes e funcionários e o vii) Suporte familiar. Apesar da diversidade de dimensões analisadas, e sem ordem de maior importância, todos esses aspectos unem-se nessatrajetória inclusiva, sendo perceptível a necessidade de um trabalho de coesão entre todos os suportes elencados. Importa, portanto, reflectir e promover estas dimensões de apoio à transição e inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Universidade Católica de Moçambique | pt_PT |
dc.language.iso | other | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Católica de Moçambique | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Ingresso e Permanência | pt_PT |
dc.title | Educação Inclusiva e Cidadania Democrática no Contexto Moçambicano | pt_PT |
dc.type | Book | pt_PT |
Appears in Collections: | Congressos e Conferências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Livro de Actas do III Congresso Internacional da UCM.pdf | 5.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools