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dc.contributor.authorCruela, Elias-
dc.contributor.authorChapananga, Nelson-
dc.date.accessioned2019-06-21T11:04:51Z-
dc.date.available2019-06-21T11:04:51Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/128-
dc.description.abstractA Constituição da República de Moçambique (CRM) e a Lei das Finanças Autárquicas estabelecem que as Autarquias Locais devem possuir recursos financeiros necessários para a realização das actividades que lhes são atribuídas. É neste âmbito que o processo de descentralização preconiza a transferência de algumas competências do Estado para as Autarquias Locais, incluindo as competências tributárias sobre alguns impostos. Todavia, observa-se que, geralmente, as Autarquias Locais não conseguem atingir 30% das receitas globalmente planificadas num determinado ano fiscal. Neste contexto, com o presente artigo procuramos analisar a eficácia do Imposto Predial Autárquico (IPRA) na arrecadação de receitas do orçamento autárquico do Município de Lichinga. A escolha do IPRA foi motivada pelo facto do mesmo ser passível de ser arrecadado em qualquer Autarquia, independentemente do seu nível de desenvolvimento. O estudo foi possível graças ao uso do método descritivo, com ênfoque qualitativo, e para a recolha de dados serviu-se da análise documental e da entrevista aos quadros séniores na área financeira da Autarquia. Como resposta da questão fundamental do estudo verificou-se que o IPRA, no geral, não foi eficaz para a arrecadação de receitas para o orçamento autárquico, pois, em relação à receita total, o IPRA participou com cifras muitíssimo baixas, sendo, 0,12% em 2011, 0,26% em 2012 e 0,07% em 2013, e tendo como média, 0,15% das recitas totais dos três anos estudados.pt_PT
dc.language.isootherpt_PT
dc.subjectAutarquia Localpt_PT
dc.subjectOrçamentopt_PT
dc.subjectIPRApt_PT
dc.subjectEficiênciapt_PT
dc.titleContributo do Imposto Predial Autárquico como Fonte de Receitas Próprias.pt_PT
dc.typeArticlept_PT
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