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dc.contributor.authorUthui, Edson Gopolane Uetela-
dc.date.accessioned2020-06-16T15:20:20Z-
dc.date.available2020-06-16T15:20:20Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/146-
dc.description.abstractO presente trabalho, que constitui um requisito para culminação dos estudos doutorais, é uma reflexão sobre educação, tomando como foco a parte referente ao currículo, sendo que na reflexão se toma por objecto a disciplina de Timbila, dentro do curso de Licenciatura em Música. É uma reflexão sobre as competências que os aprendentes desenvolvem na disciplina de Timbila, considerando os conteúdos que nela são tratados, é uma reflexão que se orienta por dois objectivos gerais, o de analisar as competências sobre a música tradicional desenvolvidas pelos aprendentes na disciplina de Timbila e o de propor Planos Temáticos para a disciplina de Timbila. O alcance dos objectivos da investigação guia-se por um conjunto questões da investigação sendo que a primeira questiona a relação entre os conteúdos da disciplina e os conhecimentos pré-definidos no currículo; a segunda, questiona a relação entre os conteúdos da disciplina e as habilidades pré-definidas no currículo e a terceira, questiona a relação entre os conteúdos da disciplina e as atitudes dos aprendentes em relação aos mesmos. Este é um trabalho que sob ponto de vista de relevância teórica e prática, pretende trazer um contributo para a construção de uma base teórica que oriente o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Timbila, mas, também, da música tradicional moçambicana no geral, para além de, contribuir para a melhoria da qualidade da formação musical, sob ponto de vista de processos e maios, relevância e eficácia, a partir da selecção de conteúdos curriculares sobre música tradicional, bem como, a sua transposição didáctica, portanto, para o currículo. Este trabalho levanta questionamentos sobre os conteúdos leccionados na disciplina de Timbila, tendo como referencial o conjunto de competências que se definem para que os aprendntes desenvolvam e como resultado, percebeu-se que, por um lado, a selecção de conteúdos curriculares não observou ao mínimo dos critérios que se recomendam para o efeito e por outro lado, os aprendentes não desenvolvem competências preconizadas, ressalvando-se a parte referente às habilidades de execução, sendo que ainda assim, tais habilidades estão abaixo do nível pré-definido. O capítulo quinto deste trabalho, apresenta a componente de inovação curricular resultante da pesquisa e que suporta a sua relevância a diferentes níveis. Trata-se da proposta de Planos Temáticos para a disciplina de Timbila, cujos conteúdos, foram seleccionados, tratados e submetidos ao processo de transposição didática tendo por base o conjunto de critérios propostos por especialistas, que são referenciados no quadro teórico. Por essa razão estes planos são um contributo para que os objectivos do curso e em particular, da disciplina sejam atingidos. Sob ponto de vista metodológico, a pesquisa toma o paradigma interpretativo, que a leva pela abordagem qualitativa, procurando compreender fenómenos dum grupo social, é uma pesquisa aplicada, exploratória-descritiva e toma o carácter bibliográfico associado ao documental. Os participantes, respondentes da pesquisa, são os aprendentes do curso, concretamente os que tem o instrumento mbila como Instrumento Principal, tento sido seleccionados na base do método de amostragem não probabilística, por conveniência.pt_PT
dc.subjectCompetências, Currículo, Inovação Curricular, Música Tradicional, Timbila.pt_PT
dc.titleO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE A MÚSICA TRADICIONAL: UMA ANÁLISE DA DISCIPLINA DE TIMBILA DO CURSO DE MÚSICApt_PT
dc.typeThesispt_PT
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