Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/150
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | dos Santos, Luísa Soares | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-19T14:54:29Z | - |
dc.date.available | 2020-06-19T14:54:29Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/150 | - |
dc.description.abstract | A presente tese surge no âmbito do doutoramento em Inovação Educativa. Esta tese permitiu o contacto no terreno com um grupo de professores do ensino básico que frequentaram o curso de licenciatura em ensino de língua portuguesa numa das Universidades de Moçambique numa instituição do Ensino à Distância. Partindo da temática, competências adquiridas pelos professores do ensino básico aquando da sua formação no ensino superior, esta investigação visava aferir se os professores do ensino básico que frequentaram o curso de licenciatura em ensino de língua portuguesa desenvolveram novas competências. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa. Para a recolha de dados foi usada a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Os dados recolhidos foram analisados com recurso a técnica análise de conteúdo. Para procedermos à respectiva análise de conteúdo optamos pela elaboração de categorias e subcategorias. Tendo em conta o contexto e o tema da pesquisa participaram das entrevistas dez (10) estudantes/professores com a formação inicial do nível médio, com experiência do ensino entre 2 a 20 anos. Durante a sua formação e durante o exercício da sua profissão adquiriram um leque de competências necessárias para o exercício da sua profissão de acordo com os seus discursos emergentes. O estudo revelou que os professores que frequentaram o curso de licenciatura em ensino de língua portuguesa desenvolveram novas competências para além de terem aprimorado as competências que já tinham desenvolvido, quer por via da formação, assim como através das experiências que acumularam ao longo dos anos que leccionam. Estes reconhecem que esta formação superior veio estimular e ajudar a desenvolver e a praticar os aspectos teóricos e práticos do saber estar, do saber fazer e do saber conviver e a reflectir sobre a possibilidade de entendermos o papel de formação académica no ensino superior e sobretudo na formação de professores do ensino básico através da modalidade à distância numa instituição do Ensino à Distância. | pt_PT |
dc.subject | Competências, Formação, Formação de Professores. | pt_PT |
dc.title | COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS PELOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO AQUANDO DA SUA FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR | pt_PT |
dc.type | Thesis | pt_PT |
Appears in Collections: | Faculdade de Educação e Comunicação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE LUISA SANTOS.pdf | 1.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.