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dc.contributor.authorGomundanhe, Almeida Meque-
dc.date.accessioned2020-07-15T16:21:54Z-
dc.date.available2020-07-15T16:21:54Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/151-
dc.description.abstractA avaliação é um instrumento usado em diferentes ciclos de aprendizagem no ensino superior. Ela pode ser classificada em avaliação diagnóstica; avaliação formativa e avaliação sumativa. E todas elas podem fornecer informações importantes sobre a aprendizagem do estudante. Porém, o objecto de estudo da nossa investigação é avaliação diagnóstica. Desenvolvemos este estudo numa das Universidades da Província do Niassa, com o objectivo geral de analisar as práticas da avaliação diagnóstica e as suas implicações no trabalho docente. E especificamente, consistia em: (a) descrever a concepção que os professores, estudantes e a direcção pedagógica têm sobre a avaliação, avaliação diagnóstica e diferenciação pedagógica; (b) verificar como é que a avaliação diagnóstica se processa na sala de aula; (c) identificar as modalidades de avaliação privilegiadas pelos professores; (d) descrever a forma de fornecimento do feedback; (e) identificar os elementos diferenciados pelos professores. Para a consecução destes objectivos, recorremos a estudo de caso associado à abordagem qualitativa e combinado com as técnicas de entrevista semiestrutura à três professores e a direcção pedagógica; entrevista aos quatro grupos focais constituídos por nove estudantes cada; observação de aulas e análise documental. Recorremos ao paradigma fenomenológico-interpretativo. Dos resultados obtidos, constatamos que os participantes não têm entendimento comum sobre o conceito de avaliação e avaliação diagnóstica. Os professores praticam a avaliação diagnóstica oral, mas privilegiam a avaliação sumativa na classificação final devido as instruções dadas pelo regulamento académico. Importa referir que a relação entre a avaliação diagnóstica e a diferenciação pedagógica é fraca, privilegiando-se apenas a abordagem diferenciada dos conteúdos. Quanto aos efeitos, a avaliação diagnóstica: (a) incentiva o professor a diferenciar a abordagem dos conteúdos; (b) estimula a interacção professor-estudante e; (c) orienta o professor na definição de volume de conteúdos a abordar na sala de aula.pt_PT
dc.subjectavaliação diagnóstica, avaliação sumativa, diferenciação pedagógica.pt_PT
dc.titleAVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO SUPERIOR E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTEpt_PT
dc.typeThesispt_PT
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