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http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/186
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Manoel, Maura | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-24T16:09:40Z | - |
dc.date.available | 2022-10-24T16:09:40Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/186 | - |
dc.description.abstract | A presente tese de doutoramento tem como foco o desenvolvimento profissional do professor primário, assunto que é analisado através da sua relação com a actividade de formação contínua em Moçambique denominada Jornadas Pedagógicas. O objectivo deste estudo, portanto, é analisar as Jornadas Pedagógicas e sua eficácia para o desenvolvimento profissional na perceção dos directores adjuntos pedagógicos e dos professores primários do primeiro ciclo, em duas escolas primárias completas de Beira, Moçambique. Dessa forma, o objecto concreto da pesquisa são as Jornadas Pedagógicas, legisladas pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique e criadas no âmbito da formação contínua dos professores primários, particularmente para professores que ensinam as duas classes iniciais. Para a recolha de dados, além de uma pesquisa documental junto a Direcção Provincial de Educação de Sofala (DPES), foram aplicados questionários aos professores primários do primeiro ciclo, bem como entrevistas semiestruturadas. Os directores adjuntos pedagógicos foram, também, entrevistados, por participarem activamente do processo de formação contínua dentro da escola. Procedeu-se, ainda, à observação de reuniões das Jornadas Pedagógicas e à dinamização de grupos de discussão focalizada. Os resultados apontam para o facto de que tanto os directores adjuntos pedagógicos como os professores primários que participam efectivamente da actividade acreditam na necessidade da formação contínua, e valorizam as Jornadas Pedagógicas. No entanto, entendem que esta actividade ainda apresenta limitações na sua execução no que tange ao desenvolvimento profissional do professor, havendo margens significativas de melhoria. | pt_PT |
dc.language.iso | other | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Católica de Moçambique | pt_PT |
dc.subject | Jornada, | pt_PT |
dc.subject | Pedagógica, | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento, | pt_PT |
dc.subject | Profissional, | pt_PT |
dc.subject | Docente, | pt_PT |
dc.subject | Moçambique. | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento Profissional de Professores: Estudo Sobre as Potencialidades e Limitações das Jornadas Pedagógicas em Duas Escolas Primárias da Beira, Moçambique. | pt_PT |
dc.type | Other | pt_PT |
Appears in Collections: | Faculdade de Educação e Comunicação |
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