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dc.contributor.authorPereira, Neusa-
dc.date.accessioned2022-10-24T16:18:16Z-
dc.date.available2022-10-24T16:18:16Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/187-
dc.description.abstractEm Moçambique 43% das crianças com idades variantes entre os 0 e 5 anos de idade, sofrem de desnutrição crónica moderada e 20% das crianças sofrem de subnutrição crónica grave. Os problemas relacionados ao estado nutricional são verificados com maior incidência em zonas rurais do país, sobretudo na zona norte com maior destaque para as províncias de Nampula e Cabo Delgado. Portanto, nas diversas medidas de prevenção e resolução, as ferramentas de comunicação, suas estratégias e acções podem contribuir para a informação, sensibilização e consciencialização das populações. Deste modo, sendo este o presente objecto de estudo da presente tese de doutoramento, o objectivo geral consistiu em analisar a eficácia das campanhas de marketing social para a diminuição dos índices de desnutrição em crianças do distrito de Monapo propostas por uma organização não governamental, que por questões éticas e de protecção, foi usado o nome fictício SD. Para o cumprimento do objectivos geral, foram definidos três (3) objectivos específicos que em termos metodológicos corresponderam a três (3) fases de estudo para obtenção de dados, nomeadamente: i) analisar os conteúdos das campanhas propostas pela SD alusivas à prevenção da desnutrição crónica em crianças no distrito de Monapo; ii) analisar a perspectiva do coordenador e oficiais de desenvolvimento no processo de implementação das campanhas; e iii) avaliar as atitudes e comportamentos de mães gestantes e mães de crianças dos 0 aos 5 anos de idade face à campanha de nutrição. Assim, numa perspectiva de abordagem metodológica qualitativa e no contexto do paradigma interpretativo o estudo concentrou-se em três fases. A primeira fase é correspondente ao primeiro objectivo e realizou-se uma análise dos conteúdos das campanhas propostas pela SD. Esta pesquisa foi de carácter exploratório, que permitiu a obtenção de dados exploratórios e um conhecimento profundo sobre o processo de criação e planeamento das campanhas. Por conseguinte, na segunda fase do estudo, referente ao segundo objectivo da investigação, entendeu-se como pertinente apurar a percepção do coordenador do projecto e oficiais de desenvolvimento no processo de implementação dos programas de nutrição. Esta fase foi igualmente de carácter exploratório, para a obtenção de dados exploratórios. Por último, na terceira fase da investigação e alusiva ao terceiro objectivo em estudo, visou-se avaliar as atitudes e comportamentos das mães gestantes e mães de crianças com idades compreendidas entre os 0 e 5 anos face às campanhas propostas pela SD. Esta fase de natureza qualitativa possibilitou a obtenção de dados primários. Quanto aos principais resultados da presente investigação, estes revelam uma forte consciência das mães sobre os riscos associados ao problema, aos benefícios presentes no comportamento ideal e também perante a vontade clara em seguirem em conformidade face ao comportamento. No entanto, questões contextuais e de ambiente revelaram- se um grande entrave para a aplicabilidade prática destes comportamentos.pt_PT
dc.language.isootherpt_PT
dc.publisherUniversidade Católica de Moçambiquept_PT
dc.subjectComunicação,pt_PT
dc.subjectComunicação,pt_PT
dc.subjectIntegrada,pt_PT
dc.subjectMarketing,pt_PT
dc.subjectSocial,pt_PT
dc.subjectPromoção,pt_PT
dc.subjectSaúde.pt_PT
dc.titleAs Atitudes e Comportamentos Decorrentes da Acção das Campanhas de Promoção De Nutrição em Crianças Realizadas pela Organização Não-Governamental Sd Junto da População do Distrito de Monapo da Província de Nampula.pt_PT
dc.typeOtherpt_PT
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