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dc.contributor.authorMarufo, Luísa Natéssia-
dc.date.accessioned2023-12-06T07:14:05Z-
dc.date.available2023-12-06T07:14:05Z-
dc.date.issued2023-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/197-
dc.description.abstractCom o presente trabalho, pretende-se apresentar uma investigação na qual se privilegiou a pesquisa qualitativa, de carácter exploratório-descritivo, tendo-se procurado avaliar o impacto da Formação Psicopedagógica de Docentes do Ensino Superior em Moçambique, com o grau de Mestre e de Doutor, entre os anos de 2018 e 2020, na melhoria da qualidade do ensino. O estudo incidiu sobre a Província de Sofala e abrangeu duas Instituições de Ensino Superior (IES), uma pública e uma privada. A pesquisa cingiu-se, fundamentalmente, na auscultação dos diferentes actores do processo formativo, nomeadamente, os órgãos de gestão de topo, os formadores e os docentes dessas IES. Tendo em conta que, actualmente, as Instituições de Ensino possuem estudantes com características e origens sociais muito diversificadas, a formação psicopedagógica de docentes surge como uma medida de dotação da classe com competências para responder eficazmente às exigências que o processo de ensino e aprendizagem acarreta, num contexto já por si complexo. Com este estudo, pretende-se compreender como ocorre o processo de formação psicopedagógica de docentes, desde a fase do desenho, capacitação, até ao momento da implementação das competências adquiridas na formação, de modo a aferir se a formação psicopedagógica contribui para introduzir mudanças significativas no desempenho da profissão docente no ambiente de sala de aula. A pesquisa pretende contribuir para averiguar se os docentes adquirem competências que lhes permitam enfrentar os desafios apresentados pelos estudantes, em prol de uma melhoria na qualidade do ensino. Para a recolha de dados, privilegiaram-se: a análise documental e a entrevista semi-estruturada. A análise documental efectuada remete para a existência de lacunas em termos de políticas públicas e organizacionais no âmbito da formação psicopedagógica de docentes do ensino superior, com grau de Mestre e de Doutor. Neste sentido, avaliou-se a eficácia das actuais políticas públicas e políticas organizacionais, voltadas para a formação psicopedagógica dos docentes, com repercussão na qualidade de ensino. A investigação revelou que a aposta na formação pedagógica dos docentes contribui em grande medida para se atingir a tão almejada qualidade de ensino e a excelência académica, na medida em que, estas formações potenciam a aproximação do docente ao aluno, e do aluno à instituição de ensino, rumo ao encontro dos interesses dos vários actores sociais comprometidos com o processo de ensino e aprendizagem de qualidade, com vista ao desenvolvimento da comunidade/nação. A interação que se gera no decurso do processo de ensino e aprendizagem permite e favorece uma estreita participação e colaboração do(s) estudante(s), com o professor. Foi possível constatar também, que com a formação pedagógica, os docentes ficam munidos de ferramentas e de competências que lhes permite aperfeiçoar e reflectir sobre a sua prática pedagógica. Os resultados apontam, ainda, para a importância e relevância de a política de formação pedagógica institucioinal ser do conhecimento do quadro docente, e o plano de actividades previsto para a sua materialização, ser implementado. Pois, só desta forma poder se-á incrementar e impulsionar a qualidade de ensino, bem como fomentar um bom funcionamento das Instituições de Ensino Superior.pt_PT
dc.language.isootherpt_PT
dc.subjectCompetências Académicaspt_PT
dc.subjectFormação de Professorespt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectPsicopedagogiapt_PT
dc.titleAS COMPETÊNCIAS ACADÉMICAS NA FORMAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DOS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO EM DUAS IES DE MOÇAMBIQUE (2018-2020pt_PT
dc.title.alternativeTese apresentada à Universidade Católica de Moçambique para obtenção do grau de doutor em Inovação Educativapt_PT
dc.typeThesispt_PT
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