Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/198
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNdombele, Eduardo David Tulo-
dc.date.accessioned2023-12-14T05:41:57Z-
dc.date.available2023-12-14T05:41:57Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/198-
dc.description.abstractA presente tese de doutoramento em Inovação Educativa na área de Formação de Professores pretende abordar a problemática de ensino de português, nas zonas fronteiriças de Angola, com destaque no Município de Maquela do Zombo, onde o português concorre no mesmo espaço com algumas línguas africanas faladas pelos alunos destas geografias. Essa convivência, por exemplo, com a língua kikongo no caso específico da província do Uíge, Zaire e de Cabinda, com suas variantes: kiyombe, kiwoyo, tchivili etc, tem revelado um papel plurifuncional sendo uma imposição linguística, considerando que o português assumiu o papel de única língua oficial, de escolarização, de unidade nacional e de acesso ao conhecimento (de 1975 até a actualidade). Os alunos das zonas fronteiriças de Maquela do Zombo apresentam características sociolinguísticas peculiares e, geralmente, só falam português quando se encontram em contexto escolar em virtude dos mesmos usarem o kikongo na família e em outras conversas informais durante o dia o que origina dificuldades no processo de aprendizagem e na compreensão de outras disciplinas ministradas em língua portuguesa. Assim, a opção metodológica para este estudo partiu de uma recolha de dados realizada no município de Maquela do zombo nas localidades de kimbata e Maseke zonas fronteiriças situadas no norte da província do Uíge, (Angola). As unidades de análise correspondem a uma amostra de dois grupos sociais distintos: Alunos das três escolas que se encontram na faixa fronteiriças que foram entrevistados no mês de Novembro de 2021 e os professores dos respectivos estabelecimentos escolares foram inquiridos por questionário. Foi usada para efeito uma metodologia rigorosa possível e adaptada ao tratamento estatístico de dados o trabalho circunscreveu-se numa abordagem quantitativa, embora intercalada com elementos de cariz qualitativo. O estudo revelou que a falta de domínio em língua portuguesa constitui um dos principais obstáculos no processo de ensino/ aprendizagem e como resultado os alunos têm dificuldades na compreensão oral/escrita. A implementação de um ensino bilingue nas zonas fronteiriças a título de proposta poderá responder a vários problemas que actualmente se vive no processo de ensino/aprendizagem nessas áreas ajudando na melhoria da qualidade da educação.pt_PT
dc.language.isootherpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectPortuguêspt_PT
dc.subjectZonas Fronteiriçaspt_PT
dc.subjectAngolapt_PT
dc.titleA PROBLEMÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ALUNOS DAS ZONAS FRONTEIRIÇAS DE ANGOLApt_PT
dc.typeThesispt_PT
Appears in Collections:Faculdade de Educação e Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A PROBLEMÁTICA DE E NSI NO DE PORTUGUÊSPARA ALUNOS DAS.pdf3.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.