Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/205
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorComunicação, Faculdade de Educação e-
dc.date.accessioned2025-02-14T13:04:13Z-
dc.date.available2025-02-14T13:04:13Z-
dc.date.issued2021-09-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/205-
dc.description.abstractO estudo resulta duma pesquisa realizada no âmbito da Educação, concretamente no Doutoramento em Inovação Educativa, numa altura em que a utilização das novas tecnologias tem influenciado todas as áreas e a educação não é uma excepção. A pesquisa aborda sobre o professor e o uso das novas tecnologias de informação e comunicação em sala de aula tendo como base as metodologias activas. Consistiu numa análise interpretativa, desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, de natureza básica pura, descritiva e exploratória sob ponto de vista dos objectivos e, quanto aos procedimentos, é bibliográfica do tipo estudo de caso. O foco é saber de que modo o professor utiliza as NTIC no PEA, conciliando-as com as MA. Para tal, recorreu-se às interlocuções dos professores e alunos de diferentes cursos, através dos dados que foram colectados por meio de entrevistas semiestruturadas dirigidas aos professores, questionários dirigidos aos alunos, pesquisas bibliográficas feitas em diferentes obras (físicas e digitais). Os dados das entrevistas foram tratados através da análise de conteúdo, baseando-se em categorias e subcategorias previamente definidas e outras que foram emergindo ao longo do processo. Para os dados colhidos através de questionários foram processados com o recurso ao programa IBM SPSS Statistics, que para além de facilitar a apresentação dos dados. O estudo, através dos resultados obtidos revelou que NTIC ocupam um determinado espaço na sala de aula, auxiliam directamente o professor no PEA, porém são exploradas de forma muito limitada, apenas com finalidade de visualização dos conteúdos da aula, sem nenhuma observância das MA. Por detrás disso existem factores que condicionam: limitações dos professores no manuseiamento dos softwares e dos equipamentos por falta de uma formação específica; os conhecimentos e habilidades para utilização das NTIC na sala de aula por parte dos professores; a planificação das aulas envolvendo o uso das NTIC na sala de aula; os equipamentos mínimos necessários para o uso efectivo das NTIC, entre outros. Como solução, é preciso uma formação e/ou capacitação permanente e específica do professor tendo em conta as novas abordagens do ensino, aluno construtor da sua própria aprendizagem, isto é, as novas tecnologias e MA, de modo a garantir o activismo do aluno.pt_PT
dc.language.isootherpt_PT
dc.subjectTecnologiaspt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectMetodologias Activaspt_PT
dc.subjectAlunopt_PT
dc.titleLivro de Acta da XI Jornada Cientifica - FECpt_PT
dc.typeOtherpt_PT
Appears in Collections:Faculdade de Educação e Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACTAS DAS XI JORNADAS CIENTÍFICAS 29.9.2022.pdf3.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.