Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/95
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Machava, Paulino | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-11T14:02:28Z | - |
dc.date.available | 2018-12-11T14:02:28Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/95 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho corresponde a uma Tese elaborada no âmbito do curso de doutoramento em Ciências da Educação, na área de aprofundamento de Pedagogia Social. O estudo em referência teve como objetivo geral compreender como é que a escola faz a gestão do currículo local de modo a valorizar a cultura local e que os alunos aprendam os valores da sua comunidade. A realização do estudo teve como base de referência empírica as Escolas Primárias Completas de Muegane e 25 de Junho, ambas situadas na cidade de Nampula. O estudo foi desenvolvido em torno de quatro vertentes: perceção dos membros da comunidade escolar sobre o ensino do currículo local; gestão do currículo do ensino básico, com enfoque nos 20% do currículo local; grupos etnolinguísticos presentes nas escolas e, por último, entender como é feita a ligação entre a escola e a comunidade. A investigação levou à construção de um quadro teórico fundamentalmente centrado na área de Pedagogia Social, enquanto ciência da educação que enquadra a educação nas suas diferentes modalidades (formal, não formal e informal). Procurou-se igualmente clarificar os conceitos de cultura, currículo, currículo local e gestão curricular. Os resultados recolhidos e analisados permitiram concluir que existe uma diferença entre o currículo prescrito e o currículo praticado nas escolas; nas escolas não existem procedimentos institucionalizados para o ensino do currículo local; as interações produzidas no processo de ensino e aprendizagem não promovem o uso das línguas locais e a ligação escola comunidade é um elo importante na resolução dos problemas da escola. Estes dados sugerem a necessidade de uma maior aproximação entre as culturas escolares e as culturas comunitárias. | pt_PT |
dc.language.iso | other | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Católica Portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Currículo local | pt_PT |
dc.subject | Línguas locais e ligação escola/ comunidade | pt_PT |
dc.title | Educação, cultura e gestão do currículo local | pt_PT |
dc.title.alternative | Um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | Thesis | pt_PT |
Appears in Collections: | Programas Associados de Doutoramentos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Paulino Machava - Tese de Doutoramento.pdf | 3.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.