Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/95
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMachava, Paulino-
dc.date.accessioned2018-12-11T14:02:28Z-
dc.date.available2018-12-11T14:02:28Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/95-
dc.description.abstractO presente trabalho corresponde a uma Tese elaborada no âmbito do curso de doutoramento em Ciências da Educação, na área de aprofundamento de Pedagogia Social. O estudo em referência teve como objetivo geral compreender como é que a escola faz a gestão do currículo local de modo a valorizar a cultura local e que os alunos aprendam os valores da sua comunidade. A realização do estudo teve como base de referência empírica as Escolas Primárias Completas de Muegane e 25 de Junho, ambas situadas na cidade de Nampula. O estudo foi desenvolvido em torno de quatro vertentes: perceção dos membros da comunidade escolar sobre o ensino do currículo local; gestão do currículo do ensino básico, com enfoque nos 20% do currículo local; grupos etnolinguísticos presentes nas escolas e, por último, entender como é feita a ligação entre a escola e a comunidade. A investigação levou à construção de um quadro teórico fundamentalmente centrado na área de Pedagogia Social, enquanto ciência da educação que enquadra a educação nas suas diferentes modalidades (formal, não formal e informal). Procurou-se igualmente clarificar os conceitos de cultura, currículo, currículo local e gestão curricular. Os resultados recolhidos e analisados permitiram concluir que existe uma diferença entre o currículo prescrito e o currículo praticado nas escolas; nas escolas não existem procedimentos institucionalizados para o ensino do currículo local; as interações produzidas no processo de ensino e aprendizagem não promovem o uso das línguas locais e a ligação escola comunidade é um elo importante na resolução dos problemas da escola. Estes dados sugerem a necessidade de uma maior aproximação entre as culturas escolares e as culturas comunitárias.pt_PT
dc.language.isootherpt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesapt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectCurrículo localpt_PT
dc.subjectLínguas locais e ligação escola/ comunidadept_PT
dc.titleEducação, cultura e gestão do currículo localpt_PT
dc.title.alternativeUm estudo de casopt_PT
dc.typeThesispt_PT
Appears in Collections:Programas Associados de Doutoramentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulino Machava - Tese de Doutoramento.pdf3.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.