Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFaculdade de Engenharia-
dc.date.accessioned2019-01-23T12:29:40Z-
dc.date.available2019-01-23T12:29:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/101-
dc.description.abstractInterressa –me apresentar uma reflexão teórica sobre a formação de profissionais pesquisadores, buscando trazer para discussão alguns fatores que desafiam o profissional docente nesse processo de formação. Dentre as fatores que constam esta a formação “amparada” pela racionalidade técnica, que se enquadra na filosofia absolutista. Esta compreende que a construção do conhecimento é acabada e completa. Esta visão, da qual muitos de nos foi formado, tem um fim em si mesmo, sem nenhuma relação com o quotidiano dos estudantes. Neste âmbito, contrário a essa visão absolutista esta a falibilista. Esta abre espaço para a construção do conhecimento, e questiona a construção do mesmo, abrindo espaço ainda para a formação de profissionais pesquisadores e questionadores. Nesta visão cabe a Epistemologia da Prática, onde os estudantes são considerados parte da formação, e constroem a partir de suas investigações. A visão falibilista é um desafio aos professores visto ser um caminho que demanda uma maior busca por parte do professor, tendo em conta que sua formação foi permeada pela racionalidade técnica, onde o professor era tido como detentor do conhecimento. Retirar essa autoridade e passar para os estudantes (colocar o estudante no centro da aprendizagem), seria para o professor ter seu fundamento como “areia movediça”, sem um terreno para se firmar, mas o professor não perde autoridade, pois é ele quem legitima o que esta sendo aprendido. Como ensinamos é fruto de uma das duas racionalidades, ou técnica ou prática. Mas precisamos buscar a racionalidade prática se desejamos formar profisssionais pesquisadores. Aqui entra a pesquisa, pois, quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.pt_PT
dc.description.sponsorshipUniversidade Católica de Moçambiquept_PT
dc.language.isootherpt_PT
dc.publisherUniversidade Católica de Moçambiquept_PT
dc.subjectFormação de Pesquisadorespt_PT
dc.subjectExperiência de vidapt_PT
dc.subjectDesafiospt_PT
dc.subjectPesquisapt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.titleEngenharia e Tecnologia para o Desenvolvimento da Naçãopt_PT
dc.typeBookpt_PT
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro de Actas da VI Jornada Científica da FENG.pdf5.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.