Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/101
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Faculdade de Engenharia | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-23T12:29:40Z | - |
dc.date.available | 2019-01-23T12:29:40Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/101 | - |
dc.description.abstract | Interressa –me apresentar uma reflexão teórica sobre a formação de profissionais pesquisadores, buscando trazer para discussão alguns fatores que desafiam o profissional docente nesse processo de formação. Dentre as fatores que constam esta a formação “amparada” pela racionalidade técnica, que se enquadra na filosofia absolutista. Esta compreende que a construção do conhecimento é acabada e completa. Esta visão, da qual muitos de nos foi formado, tem um fim em si mesmo, sem nenhuma relação com o quotidiano dos estudantes. Neste âmbito, contrário a essa visão absolutista esta a falibilista. Esta abre espaço para a construção do conhecimento, e questiona a construção do mesmo, abrindo espaço ainda para a formação de profissionais pesquisadores e questionadores. Nesta visão cabe a Epistemologia da Prática, onde os estudantes são considerados parte da formação, e constroem a partir de suas investigações. A visão falibilista é um desafio aos professores visto ser um caminho que demanda uma maior busca por parte do professor, tendo em conta que sua formação foi permeada pela racionalidade técnica, onde o professor era tido como detentor do conhecimento. Retirar essa autoridade e passar para os estudantes (colocar o estudante no centro da aprendizagem), seria para o professor ter seu fundamento como “areia movediça”, sem um terreno para se firmar, mas o professor não perde autoridade, pois é ele quem legitima o que esta sendo aprendido. Como ensinamos é fruto de uma das duas racionalidades, ou técnica ou prática. Mas precisamos buscar a racionalidade prática se desejamos formar profisssionais pesquisadores. Aqui entra a pesquisa, pois, quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Universidade Católica de Moçambique | pt_PT |
dc.language.iso | other | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Católica de Moçambique | pt_PT |
dc.subject | Formação de Pesquisadores | pt_PT |
dc.subject | Experiência de vida | pt_PT |
dc.subject | Desafios | pt_PT |
dc.subject | Pesquisa | pt_PT |
dc.subject | Inovação | pt_PT |
dc.title | Engenharia e Tecnologia para o Desenvolvimento da Nação | pt_PT |
dc.type | Book | pt_PT |
Appears in Collections: | Faculdade de Engenharia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Livro de Actas da VI Jornada Científica da FENG.pdf | 5.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.