Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/101
Título: | Engenharia e Tecnologia para o Desenvolvimento da Nação |
Autores: | Faculdade de Engenharia |
Palavras-chave: | Formação de Pesquisadores Experiência de vida Desafios Pesquisa Inovação |
Data: | 2018 |
Editora: | Universidade Católica de Moçambique |
Resumo: | Interressa –me apresentar uma reflexão teórica sobre a formação de profissionais pesquisadores, buscando trazer para discussão alguns fatores que desafiam o profissional docente nesse processo de formação. Dentre as fatores que constam esta a formação “amparada” pela racionalidade técnica, que se enquadra na filosofia absolutista. Esta compreende que a construção do conhecimento é acabada e completa. Esta visão, da qual muitos de nos foi formado, tem um fim em si mesmo, sem nenhuma relação com o quotidiano dos estudantes. Neste âmbito, contrário a essa visão absolutista esta a falibilista. Esta abre espaço para a construção do conhecimento, e questiona a construção do mesmo, abrindo espaço ainda para a formação de profissionais pesquisadores e questionadores. Nesta visão cabe a Epistemologia da Prática, onde os estudantes são considerados parte da formação, e constroem a partir de suas investigações. A visão falibilista é um desafio aos professores visto ser um caminho que demanda uma maior busca por parte do professor, tendo em conta que sua formação foi permeada pela racionalidade técnica, onde o professor era tido como detentor do conhecimento. Retirar essa autoridade e passar para os estudantes (colocar o estudante no centro da aprendizagem), seria para o professor ter seu fundamento como “areia movediça”, sem um terreno para se firmar, mas o professor não perde autoridade, pois é ele quem legitima o que esta sendo aprendido. Como ensinamos é fruto de uma das duas racionalidades, ou técnica ou prática. Mas precisamos buscar a racionalidade prática se desejamos formar profisssionais pesquisadores. Aqui entra a pesquisa, pois, quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. |
URI: | http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/101 |
Aparece nas colecções: | Faculdade de Engenharia |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Livro de Actas da VI Jornada Científica da FENG.pdf | 5.48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.