Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/102
Título: | O Contributo da Supervisão Pedagógica para a Melhoria da Qualidade do Processo de Ensino : Aprendizagem “Caso da Escola Primária Completa de Mitava na Cidade de Lichinga. |
Autores: | Assique, Amado |
Palavras-chave: | Supervisão Pedagógica Supervisor Qualidade Processo de Ensino e Aprendizagem |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade Católica de Moçambique |
Resumo: | A presente pesquisa tem como tema o Contributo da Supervisão Pedagógica na Melhoria da Qualidade do Processo de Ensino e Aprendizagem. Este estudo foi realizado na Escola Primária Completa de Mitava, localizada no Bairro 10, arredores da Cidade de Lichinga, na Província do Niassa. Tem como objectivo geral conhecer o contributo da Supervisão Pedagógica para a melhoria da qualidade do Processo de Ensino e Aprendizagem na Escola Primária Completa de Mitava na Cidade de Lichinga com estudo focalizado na abordagem qualitativa. No que se refere ao método usado para efectivação da pesquisa, recorreu-se à leitura das referências bibliográficas, consultas de alguns materiais na internet, relatórios das instituições de ensino que versam sobre a matéria em estudo, entrevistas, inquéritos e questionários a população-alvo que são membros de direcço da escola, do conselho da escola, professores e alunos da escola, teécnicos do Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia e da Direcção Provincial da e Educação e Desenvolvimento Humano. Depois do tratamento dos dados pedagógicos, Supervisor, Desenvolvimento, Qualidade e o Processo de Ensino e Aprendizagem. Recolhido da pesquisa tirou à conclusão que a supervisão pedagógica que se tem realizado na Escola Primária Completa de Mitava como as tantas outras não tem ajudado para a melhoria da qualidade de do Processo de Ensino e Aprendizagem de modo que tenhamos formado o nosso aluno perfeitamente. Neste contexto, desenhamos uma estratégia para a superação das dificuldades que têm encarado os supervisores em fazer uma supervisão meramente pedagógica. Neste âmbito, recomendamos que se abandone, se queremos que a qualidade do Processo de Ensino Aprendizagem melhore nos próximos momentos, a prática da supervisão integrada, dando espaço aos supervisores realizar a supervisão, isto é, os técnicos ligados ao Processo de Ensino e Aprendizagem afectos ao Departamento de Direcção Pedagógica. |
URI: | http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/102 |
Aparece nas colecções: | Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amado Assique - Dissertação.pdf | 2.76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.