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Título: Educação Inclusiva e Cidadania Democrática no Contexto Moçambicano
Autores: Universidade Católica de Moçambique
Palavras-chave: Inclusão
Necessidades Educativas Especiais
Ensino Superior
Ingresso
Permanência
Data: 2017
Editora: Universidade Católica de Moçambique
Resumo: A Educação Inclusiva no Ensino Superior representa um desafio de âmbito psicológico, social e educativo. Nos últimos anos a investigação nessa vertente da educação e neste nível de ensino emergiu, mas ainda de forma redutora e carente de estudos sistematizados e consolidados. A presente comunicação visa abordar, reflexões acerca do percurso de Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) para a transição, o ingresso e a permanência no Ensino Superior, a fim de compreender os principais factores, quer sejam, educativos, socioculturais, organizacionais ou políticos, que se apresentam como fundamentais no processo de Inclusão no Ensino Superior. Verificou-se, através da interpretação à luz de pressupostos teóricos, que as principais dimensões associadas são descritas como: i) Políticas Educacionais: a necessidade do suporte e do resguarde; ii) Informação Prévia; iii) Acesso ao Ensino Superior; iv) Órgão de apoio na Universidade; v) Acessibilidade: barreiras estruturais e culturais/atitudinais, vi) Capacitação de docentes e funcionários e o vii) Suporte familiar. Apesar da diversidade de dimensões analisadas, e sem ordem de maior importância, todos esses aspectos unem-se nessa trajetória inclusiva, sendo perceptível a necessidade de um trabalho de coesão entre todos os suportes elencados. Importa, portanto, reflectir e promover estas dimensões de apoio à transição e inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior.
URI: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/106
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