Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/107
Title: O Papel da Universidade no Processo de Pacificação, Reconciliação, Democratização e Desenvolvimento da Sociedade.
Authors: Universidade Católica de Moçambique
Keywords: Universidade
Paz
Política
Pacificação
Reconciliação
Experiência Cristã
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Católica de Moçambique
Abstract: O presente artigo inscreve-se no contexto de uma conferência proferida no II Congresso Internacional da Universidade Católica de Moçambique. O principal propósito do mesmo visa realizar uma aproximação à temática do Congresso ““O Papel da Universidade no Processo de Pacificação, Reconciliação, Democratização e Desenvolvimento da Sociedade”. Assim, centrando-nos, particularmente, no sub-tema “Paz”, procuramos traçar um percurso difícil, pois, falar de Paz é falar de algo muito significativo para Moçambique. É, e tem sido, uma busca permanente, como acontece em muitos outros contextos. Todavia, no nosso contexto, a Paz é ainda uma realidade em devir permanente, desafiando-nos a todos: políticos, académicos e sociedade civil. Queremos, ainda, convocar um outro olhar sobre a Paz: o olhar do Evangelho de Jesus Cristo. Para Este, a busca da paz é uma missão que é dada a todo homem que quer ser chamado filho de Deus; mas a condição maior que Cristo estabelece para alguém entrar no Reino do Céu é a de ser pacificador. Por conseguinte, a Paz acontece quando cada um, no seu dia-a-dia, vive numa condição de pacificador. Talvez seja este o maior desafio que se nos coloca, sem menosprezar a dimensão política de que se reveste esta temática. No contexto deste artigo, ganha especial relevância o papel da universidade como agente de promoção da Paz e da Reconciliação.
URI: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/107
Appears in Collections:Congressos e Conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro de Actas do II Congresso da UCM.pdf4.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools