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Título: O Currículo Local no Desenvolvimento das Competências Operacionais do Educando na disciplina de Ofícios
Autores: Mweze, Justin Amuri
Palavras-chave: Currículo local, saberes locais, competências, participação, Ofícios.
Data: 2020
Resumo: Este trabalho surge no âmbito de uma tese de doutoramento em Inovação educativa tendo como foco o desenvolvimento das competências operacionais do educando na disciplina de Ofícios, assunto que é analisado através do seu relacionamento com o currículo local numa das escolas primária da província de Nampula. O objectivo geral deste estudo é de analisar o currículo local relativamente ao desenvolvimento das competências operacionais do educando na disciplina de Ofícios. A operacionalização deste grande objectivo passa pelos objectivos específicos a saber: identificar e caracterizar os saberes do currículo local e sabres escolares universais; classificar e relacionar as competências definidas no currículo do ensino básico relativamente ao currículo local; perceber e descrever como a escola envolve a comunidade na gestão do currículo local. Dessa forma, o objecto concreto da pesquisa é o currículo local no desenvolvimento das competências operacionais do educando. Nesse sentido, a pesquisa procurou perceber de que modo o Currículo Local actualmente existente em Moçambique desenvolve as competências operacionais do educando na disciplina de Ofícios. Na sua opção paradigmática, optou-se pelo paradigma interpretativo com a abordagem metodológica qualitativa na modalidade de estudo de caso e contou com oito (08) participantes todos membros da comunidade escolar. Os dados foram recolhidos por meio das seguintes técnicas: observação não participante, entrevista semi-estruturada e análise documental. O estudo concluiu que o currículo local não contribui eficazmente para o desenvolvimento das competências operacionais do educando na disciplina de Ofícios tendo em vista que não existe boa comunicação estabelecida entre a escola e a própria comunidade local. Entretanto, a escola enfrenta dificuldades e desafios sobretudo no acesso às experiências cognitivas dos membros da comunidade local.
URI: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/147
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