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Title: Contributo da Formação Contínua para o Desenvolvimento Profissional de Professores. Caso da Escola Secundária Mjn – Zona de Influência Pedagógica “A”, Cidade De Nampula.
Authors: Abreu, Dércio
Keywords: Formação contínua,
Profissionalidade do professor,
Desenvolvimento profissional.
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Católica de Moçambique
Abstract: O estudo que pretendemos desenvolver debruça-se em torno do contributo da formação contínua para o desenvolvimento profissional dos professores. Neste contexto, o nosso objecto de estudo é a formação contínua e o desenvolvimento profissional do professor e temos como objectivo geral: analisar o contributo da formação contínua para o desenvolvimento profissional dos professores na Escola Secundária MJN. Portanto, consideramos pertinente fazer este estudo uma vez que a formação contínua dos professores constitui um vector chave para o seu desenvolvimento profissional pelo facto destas acções constituírem um dos meios para a melhoria da actividade docente na sala de aulas. Assim, a questão de pesquisa que orienta o nosso estudo procura perceber como é que a formação contínua contribui para o desenvolvimento profissional dos professores na Escola Secundária MJN. E para responder à esta questão de partida, optamos pela pesquisa qualitativa e na modalidade de estudo de caso, uma vez que, o fenómeno em estudo ocorre num determinado contexto e local. Dado que, ao optar pelo estudo de caso o objectivo é a particularização do fenómeno, pretendemos desta maneira focalizar o caso por nós selecionado, que é a Escola Secundária MJN pelo facto de nela registar-se alguns focos destas acções e que tem resultado em positivo. Optamos igualmente por um paradigma interpretativo pelo facto de pretendermos perceber os significados, as concepções, as crenças, as opiniões e as perspectivas que os professores, director adjunto-pedagógico, peritos de educação e os alunos da Escola Secundária MJN têm sobre o contributo da formação contínua no desenvolvimento profissional dos professores. E para a recolha de dados para o estudo, servímo-nos das técnicas de entrevista semi-estruturada submetida aos professores, director adjunto-pedagógico e peritos de educação. Servímo-nos também da observação de algumas acções de formação contínua e ainda usamos um focos grupo composto por seis alunos. Em termos gerais do estudo feito percebeu-se que, a formação contínua realizada na Escola Secundária MJN tem sido um meio muito importante e imprescindível ao longo do processo de desenvolvimento profissional do professor. Percebemos ainda que na Escola Secundária MJN apesar de não acontecer de forma regular e frequente, e apesar de certas lacunas, as acções de formação contínua têm contribuído para o desenvolvimento profisssional dos professores na medida em que estes adquirem, actualizam e desenvolvem os seus conhecimentos e habilidades, permitindo-os assim, a trabalhar com zelo e competência com os seus alunos. Não obstante, importa referir que nem sempre as acções de formação contínuas decorrentes nesta escola atingem os objectivos previamente estabelecido, visto que, apuramos também deste estudo que a concepção, programação, organização e implementação para além da própria frequência não tem satisfeito as dificuldades dos professores, isto porque em muitas das vezes as temáticas abordadas são impostas centralmente, o que de certo modo não condizem com as dificuldades dos professores. Uma outra razão que leva ao não alcance dos objectivos das acções de formação contínua no desenvolvimento profissional dos professores, é o próprio currículo escolar, por este ser centralizado e baseado na política de controlo o que tem dificultado ao professor a adequar as matérias à realidade dos alunos, visto que, em diversos casos o professor é simplesmente consumidor do que os outros produzem. Finalmente, importa referir que partindo dos resultados deste estudo, julga-se necessário que se reveja o processo de formações contínuas realizadas pelos professores na escola em estudo de modos a que respondam as reais dificuldades dos mesmos professores. Para além disso, é importante também que a concepção e programação das acções de formação contínua tenham como base as dificuldades identificadas em cada uma das escolas e que sejam projectadas e implementadas por profissionais competentes e que conheçam à realidade dos beneficiários.
URI: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/184
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