Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/194
Title: FORMACAO PEDAGOGICA DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE ANGOLANA
Authors: Guli, Eugenio Namuele
Keywords: Ensino Superior
formação pedagógica de professores
competências do exercício docente
modelos de formação docente
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Católica de Moçambique
Abstract: As sociedades desenvolvem-se quando apostam na formação do seu homem para corresponder com os seus anseios. Esta formação ocorre nas instituições escolares que aplicam as políticas de ensino de acordo a visão do governo. O estudo apresentado está em volta da formação pedagógica de professores de Ensino Superior na Universidade Angolana. Trata-se de um estudo indispensável, uma vez que Angola está empenhada no alcance de um ensino de qualidade que lhe catapultará ao ranking das 10 melhores universidades de África. Para o efeito, é necessário apostar na formação de qualidade dos mediadores do processo de ensino-aprendizagem, munindo-os de aspectos pedagógicos e metodológicos, pois são eles os motores que carburam os formandos para esse desiderato. A pesquisa partiu do pressuposto da pergunta de investigação mediante a qual se pretendeu saber como ocorre a formação pedagógica dos professores do Ensino Superior na Universidade Angolana em Angola. O objecto de estudo é o processo da formação pedagógica dos professores de Ensino Superior. Seleccionou-se o estudo de caso pelo facto de ser particular e ocorrer numa instituição específica e num contexto próprio, não podendo serem generalizados os seus resultados. O objectivo geral foi estudar o processo da formação pedagógica dos professores de ensino superior nesta universidade e, para a sua concretização,foram elaborados os seguintes objectivos específicos: (i) verificar as políticas de formação pedagógica dos professores de ensino superior; (ii) analisar as formas e os tipos de formação pedagógica dos professores; (iii) identificar as competências necessárias para o exercício da docência no ensino superior; (iv) descrever a importância, por parte dos professores, da formação pedagógica dos professores de ensino superior; (v) identificar os modelos, os tipos e as modalidades de formação pedagógica dos professores de ensino superior; e (vi) propor um modelo de formação pedagógica dos professores. Esses objectivos transformados em categorias serviram de roteiro orientador da pesquisa. Defendeu-se o pressuposto teórico de que um modelo de formação pedagógica concebido na cultura e contexto da universidade pode trazer melhores competências aos professores formandos nos cursos de agregação pedagógica da universidade Angolana. Para o trabalho empírico, foram seleccionados participantes constituídos por quatro professores formandos, dois professores formadores e dois gestores dos cursos de agregação pedagógica. O instrumento de recolha de dados foi a entrevista semi-estruturada com cinco categorias, onde cada variável exprimiu de forma expontânea e livre as suas apreensões às questóes colocadas. Das três categorias das variáveis foi possível apreender que a formação pedagógica é imprescindível para uma qualidade de mediação dos conhecimentos durante o processo de ensino-aprendizagem e a instituição que a promove tem grandes benefícios vencendo a concorrências. Foi possível apreender que o projecto pedagógico do curso não é da autoria da universidade em estudo, mas importado de outra universidade com contexto e cultura diferentes. Essas informações recolhidas deram suporte à necessidade de um modelo de proposta de formação pedagógica dos professores de ensino superior para a universidade Angolana.
Description: Tese apresentada a Universidade Católica de Moçambique para obtenção do grau de Doutor em Inovação Educativa
URI: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/194
Appears in Collections:Faculdade de Educação e Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO_Eugénio Namuele Guli - FINAL.pdf7.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.