Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/195
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, Ramos Hilário | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T12:29:56Z | - |
dc.date.available | 2023-10-16T12:29:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-09 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/195 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como tema influência da formação pedagógica contínua dos professores no processo de ensino-aprendizagem: caso de uma universidade de Nampula. Para tal o estudo foi realizado em uma universidade pública com o pseudónimo de Universidade Júlio César (UJC), e teve como objectivo geral, analisar a Influência da formação pedagógica contínua de professores do ensino superior no processo de ensino-aprendizagem, e de forma mais detalhada pretendemos (a) descrever o perfil e competências esperadas para os docentes universitários, (b) analisar como os professores usam os conhecimentos pedagógicos em aula, e (c) compreender o contributo da formação pedagógica contínua dos professores no processo de ensino-aprendizagem, na óptica dos mesmos. Desta forma para que pudéssemos orientar o estudo em termos da metodologia, e responder a questão de investigação optamos por realizar um estudo de caso associado a uma abordagem qualitativa (para compreender como os significados são construídos) adoptando o paradigma interpretativo, pois este possibilita ao pesquisador perceber o fenómeno tal como é vivenciado e percepcionado pelos participantes, combinado ainda com técnicas de colecta de dados, entrevistas semiestruturadas e observação bem como as técnicas de análise de dados, categorização, codificação e triangulação. E isso só foi possível com uma selecção de participantes activos, ou seja, que tem vivido como realidade o fenómeno que buscamos compreender, para tal foram seleccionados quatro professores, seis estudantes e um formador pedagógico. O estudo possibilitou concluir que em termos de perfil ou competências que os professores devem possuir nesta instituição, são conhecimentos teóricos e práticos sobre pedagogia, para que consigam conduzir o ensino-aprendizagem, e relativamente as avaliações, há um fraco conhecimento das modalidades de avaliação e os professores não aplicam a avaliação formativa por falta de conhecimento dela e de sua relevância, o feedback é muito mais perceptível em aulas práticas. Quanto ao planeamento da aula ele ocorre porém alguns aspectos deste não são considerados e finalmente quanto aos métodos e técnicas, existe uma maior adopção da exposição em detrimento de outras técnicas impossibilitando um ensino diferenciado em todo processo. | pt_PT |
dc.language.iso | other | pt_PT |
dc.subject | Formação continuada | pt_PT |
dc.subject | Formação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem. | pt_PT |
dc.title | INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA CONTíNUA DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM: CASO DE UMA UNIVERSIDADE DE NAMPULA | pt_PT |
dc.title.alternative | Dissertação apresentada à Universidade Católica de Moçambique para a obtenção do grau de Mestre em Gestão e Administração Educacional | pt_PT |
dc.type | Thesis | pt_PT |
Appears in Collections: | Faculdade de Educação e Comunicação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao de Mestrado - Ramos Hilario Ramos 1.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.