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http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/195
Título: | INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA CONTíNUA DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM: CASO DE UMA UNIVERSIDADE DE NAMPULA |
Outros títulos: | Dissertação apresentada à Universidade Católica de Moçambique para a obtenção do grau de Mestre em Gestão e Administração Educacional |
Autores: | Ramos, Ramos Hilário |
Palavras-chave: | Formação continuada Formação pedagógica Processo de ensino-aprendizagem. |
Data: | Set-2023 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema influência da formação pedagógica contínua dos professores no processo de ensino-aprendizagem: caso de uma universidade de Nampula. Para tal o estudo foi realizado em uma universidade pública com o pseudónimo de Universidade Júlio César (UJC), e teve como objectivo geral, analisar a Influência da formação pedagógica contínua de professores do ensino superior no processo de ensino-aprendizagem, e de forma mais detalhada pretendemos (a) descrever o perfil e competências esperadas para os docentes universitários, (b) analisar como os professores usam os conhecimentos pedagógicos em aula, e (c) compreender o contributo da formação pedagógica contínua dos professores no processo de ensino-aprendizagem, na óptica dos mesmos. Desta forma para que pudéssemos orientar o estudo em termos da metodologia, e responder a questão de investigação optamos por realizar um estudo de caso associado a uma abordagem qualitativa (para compreender como os significados são construídos) adoptando o paradigma interpretativo, pois este possibilita ao pesquisador perceber o fenómeno tal como é vivenciado e percepcionado pelos participantes, combinado ainda com técnicas de colecta de dados, entrevistas semiestruturadas e observação bem como as técnicas de análise de dados, categorização, codificação e triangulação. E isso só foi possível com uma selecção de participantes activos, ou seja, que tem vivido como realidade o fenómeno que buscamos compreender, para tal foram seleccionados quatro professores, seis estudantes e um formador pedagógico. O estudo possibilitou concluir que em termos de perfil ou competências que os professores devem possuir nesta instituição, são conhecimentos teóricos e práticos sobre pedagogia, para que consigam conduzir o ensino-aprendizagem, e relativamente as avaliações, há um fraco conhecimento das modalidades de avaliação e os professores não aplicam a avaliação formativa por falta de conhecimento dela e de sua relevância, o feedback é muito mais perceptível em aulas práticas. Quanto ao planeamento da aula ele ocorre porém alguns aspectos deste não são considerados e finalmente quanto aos métodos e técnicas, existe uma maior adopção da exposição em detrimento de outras técnicas impossibilitando um ensino diferenciado em todo processo. |
URI: | http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/195 |
Aparece nas colecções: | Faculdade de Educação e Comunicação |
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