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Título: Competências Pedagógicas dos Professores em Instituições do Ensino Superior na Cidade de Nampula
Outros títulos: Um Estudo das Políticas e Percepções das Lideranças
Autores: Nascimento, Sílvia
Palavras-chave: Competências pedagógicas
Profissionalidade docente
Ensino superior
Data: 2017
Editora: Universidade Católica Portuguesa
Resumo: O exercício da docência, no Ensino Superior, exige ao professor sobretudo qualificações da sua área científica, observando-se a valorização predominante deste domínio do conhecimento em detrimento de qualificações pedagógicas. O estudo representa um trabalho de investigação com o tema “Competências pedagógicas dos professores em Instituições do Ensino Superior na cidade de Nampula - um estudo das políticas e percepções das lideranças” e pretende-se, com o desenvolvimento da tese, trazer contributos para a percepção de se e como algumas Instituições do Ensino Superior da cidade de Nampula, valorizam e promovem as competências pedagógicas dos seus professores. O problema que foi enunciado traduziu-se na seguinte forma: que dimensões e componentes de natureza pedagógica são consideradas necessárias, no contexto actual, ao exercício da função de professor no ensino superior e de que forma são apropriadas e valorizadas pelas instituições? As questões de investigação levantadas foram: (i) qual a visão que as lideranças das instituições têm da importância das competências pedagógicas para o ensino superior? (ii) de que modo os líderes vêm a relação entre formação pedagógica e qualidade de ensino? (iii) que peso têm critérios pedagógicos nas políticas de selecção de docentes desenvolvidas por Instituições de Ensino Superior? (iv) quais são os elementos de natureza pedagógica presentes no processo de socialização profissional dos docentes nas instituições de ensino superior? (v) que lugar ocupa a dimensão pedagógica nas políticas de formação desenvolvidas nas instituições de ensino superior? (vi) qual a visão que os professores têm da dimensão pedagógica desenvolvida nas instituições em que trabalham? Para tal, procedemos a uma revisão da literatura que nos permitisse esboçar um quadro conceptual, nomeadamente o professor no ensino superior e os aspectos ligados a profissionalidade docente e a organização do trabalho docente. Atendendo aos objectivos propostos para este estudo, optamos por realizar uma investigação de metodologia qualitativa com enfoque interpretativo pois, pretende-se interpretar e compreender as percepções dos nossos actores e, deste modo atribuir significados. Como instrumentos de recolha de dados usou-se a entrevista semi- estruturada para as lideranças do topo e intermédias, inquéritos por questionário para os professores e a análise documental. A principal técnica de análise de dados foi a análise de conteúdo. Os dados recolhidos e analisados neste estudo permitem-nos concluir que, na generalidade, sem grandes diferenças significativas entre as Instituições de Ensino Superior, transparece uma conceptualização da função do professor como aquele que transmite conhecimentos prévios, isto é, estão ligadas ao conhecimento conceptual teórico – ou conhecimento de conteúdo – o que pode transparecer uma fraca apropriação e valorização da componente pedagógica nas Instituições de Ensino Superior em estudo pois, apesar de estar presente nos discursos é pouco presentes nas práticas desenvolvidas e descritas. Mas numa análise global dos discursos dos sujeitos, pode-se admitir que (i) há uma consciência institucional da importância do saber pedagógico; (ii) essa consciência concretiza-se em algumas inicitivas que não parecem contudo ser suficientes; (iii) o saber pedagógico que faz com os estudantes aprendam o que necessário tem uma existência difusa; (iv) é necessário um envolvimento institucional e profissional maior para que o “ofício docente” seja mais eficaz. Identificamos, contudo, algumas perspectivas numa óptica de recomendações para a acção futura no que se refere à docência no ensino superior, das quais destacamos: (i) a clarificação de quais competências pedagógicas necessárias para os professores universitários, particularmente no contexto de Moçambique; (ii) o reconhecimento da competência pedagógica como nuclear na profissão docente, para que o professor possa se apropriar primeiro do que significa competências pedagógicas e segundo da importância destas (e como pôr em prática nas suas diversas práticas pedagógicas) e não apenas a valorização do conhecimento e da transmissão do mesmo e (iii) a clareza sobre o conceito e a importância das competências pedagógicas na formação dos docentes que recrutam, patente nas políticas das Instituições de Ensino Superior.
URI: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/83
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