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Title: A Formação Pedagógica De Professores Do Ensino Superior E Suas Implicações No Modo De Ensinar
Authors: Correia, Hermenegilda
Keywords: Formação pedagógica de professores
Desenvolvimento profissional
Conhecimento profissional docente
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Católica Portuguesa
Abstract: O estudo que pretendemos desenvolver debruça-se em torno da formação pedagógica de professores e as suas implicações no modo como os professores ensinam. Portanto, queremos ver em que medida as práticas de formação levadas a cabo pela universidade João Luís Cabral contribuem para a melhoria do desempenho docente, ou seja, no modo como eles ensinam. Consideramos pertinente fazer este estudo uma vez que a docência exige um saber específico, um saber docente que mune o professor de ferramentas para poder lecionar. Isto significa que, para ser docente, não basta apenas ter uma formação de nível superior e ter domínio do conteúdo. É necessário porém saber como transmitir este conteúdo de modo a levar os alunos a aprender. O termo como remete-nos para uma série de metodologias e estratégias que devem ser mobilizadas no ato de ensinar. Assim, a questão de investigação que orienta a nossa investigação procura compreender como se caracterizam as práticas de formação pedagógica dos professores do ensino superior, desenvolvidas na Universidade João Luís Cabral e que implicações são reconhecidas e podem ser observadas no modo como eles ensinam. Para responder a nossa questão de partida, optamos pelo estudo de caso uma vez que o fenómeno em estudo ocorre num determinado contexto, sendo que é neste contexto particular que pretendemos estudar de forma minuciosa o fenómeno em questão. Como o objetivo principal do estudo de caso é a particularização, e não a generalização, pretendemos desta maneira particular o caso por nós selecionado por forma a estudá-lo com muita intensidade em vista ao alcance do nosso objetivo. Optamos também por um paradigma interpretativo. A opção por este paradigma deve-se ao facto de este se enquadrar na nossa preocupação de procurar compreender as práticas de formação pedagógica de professores. Tendo em conta a natureza do nosso estudo que visa compreender como se caracterizam as práticas de formação pedagógica dos docentes do ensino superior na universidade João Luís Cabral e as suas implicações no modo como eles ensinam, selecionamos algumas técnicas de recolha de dados que nos permitiram alcançar o nosso objetivo, nomeadamente: entrevista semi-estruturada a professores, formadores, diretor, focus group aos alunos e observação de aulas. Através da questão de investigação enunciada, foi possível orientar as diretrizes do quadro teórico de análise que se baseou em desenvolver temáticas relativas ao fenómeno em estudo e que permitiram de certa forma ler os dados por nós recolhidos. Para responder às nossas indagações, selecionamos sujeitos envolvidos diretamente na formação pedagógica e aos beneficiários diretos desta formação que são os alunos, na medida em que o professor se desenvolve profissionalmente para melhorar o resultado das aprendizagens dos alunos. A formação pedagógica foi percecionada pelos nossos entrevistados como uma ferramenta essencial e imprescindível para poder orientar adequadamente o processo de ensino- aprendizagem, muito embora um número significativo destes tenha participado em poucas formações pedagógicas e as suas práticas expressem uma tendência contrária. Referir igualmente que faziam também parte do pacote de formação pedagógica temáticas relacionadas à informática, técnicas de expressão e métodos de investigação científica. Importa salientar que grande parte destes docentes não têm formação superior em cursos virados para a educação. Tal facto pode ter contribuído para o deficiente desempenho dos professores na medida em que os dados do terreno revelaram uma deficiente aplicação do feedback, da diferenciação pedagógica e uma predominância excessiva do método expositivo, tornando evidente o uso de um modelo didático transmissivo mais focado no ensino e no cumprimento do programa do que nas aprendizagens.
URI: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/88
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