Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/94
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNhamposse, Alice-
dc.date.accessioned2018-12-11T14:02:10Z-
dc.date.available2018-12-11T14:02:10Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/94-
dc.description.abstractEste trabalho corresponde ao relatório de uma pesquisa elaborada no âmbito do curso de doutoramento em Ciências da Educação, na área de aprofundamento de Pedagogia Social, com a intenção de compreenderem que medida a oferta formativa atualmente existente em Moçambique no âmbito da alfabetização e educação de adultos vai ao encontro das necessidades dos educandos. Para concretizar esta investigação, tomou- se como base de referência empírica o projeto de alfabetização e educação de adultos do centro de Natete, província de Nampula, de modo a analisar os principais processos pedagógicos promovidos no âmbito do programa de alfabetização e educação de adultos, bem como as perceções dos educandos em relação à oferta formativa e às práticas de formação desenvolvidas pelo Centro. O estudo foi desenvolvido em torno de duas vertentes: política educativa e necessidades dos adultos. Na primeira vertente, fez- se uma reflexão sobre o papel que o sistema educativo desempenha na vida social, política e cultural dos cidadãos e, na segunda vertente, uma reflexão sobre a forma como as necessidades dos adultos são traduzidas nos processos pedagógicos promovidos pelos centros de alfabetização e educação de adultos. O marco teórico enquadra-se principalmente no campo da pedagogia social, enquanto disciplina das ciências da educação que inclui as dinâmicas da formação ao longo da vida desenvolvidas numa lógica sociocomunitária. A análise dos dados sugere a existência de uma divergência entre a visão geral da política em vigor no que se refere aos processos da alfabetização e as necessidades dos educandos. Tendo estes dados, considera-se importante refletir sobre as estratégias de adequação da oferta formativa, conforme se recomenda nas considerações finais do presente estudo.pt_PT
dc.language.isootherpt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesapt_PT
dc.subjectOferta formativapt_PT
dc.subjectNecessidades dos educandospt_PT
dc.titleOferta Formativa e Necessidades de Alfabetização dos Educandos Centro de Alfabetização de Natete Monapopt_PT
dc.typeThesispt_PT
Appears in Collections:Programas Associados de Doutoramentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alice Nhamposse - Tese de Doutoramento.pdf2.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.