Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/94
Título: | Oferta Formativa e Necessidades de Alfabetização dos Educandos Centro de Alfabetização de Natete Monapo |
Autores: | Nhamposse, Alice |
Palavras-chave: | Oferta formativa Necessidades dos educandos |
Data: | 2014 |
Editora: | Universidade Católica Portuguesa |
Resumo: | Este trabalho corresponde ao relatório de uma pesquisa elaborada no âmbito do curso de doutoramento em Ciências da Educação, na área de aprofundamento de Pedagogia Social, com a intenção de compreenderem que medida a oferta formativa atualmente existente em Moçambique no âmbito da alfabetização e educação de adultos vai ao encontro das necessidades dos educandos. Para concretizar esta investigação, tomou- se como base de referência empírica o projeto de alfabetização e educação de adultos do centro de Natete, província de Nampula, de modo a analisar os principais processos pedagógicos promovidos no âmbito do programa de alfabetização e educação de adultos, bem como as perceções dos educandos em relação à oferta formativa e às práticas de formação desenvolvidas pelo Centro. O estudo foi desenvolvido em torno de duas vertentes: política educativa e necessidades dos adultos. Na primeira vertente, fez- se uma reflexão sobre o papel que o sistema educativo desempenha na vida social, política e cultural dos cidadãos e, na segunda vertente, uma reflexão sobre a forma como as necessidades dos adultos são traduzidas nos processos pedagógicos promovidos pelos centros de alfabetização e educação de adultos. O marco teórico enquadra-se principalmente no campo da pedagogia social, enquanto disciplina das ciências da educação que inclui as dinâmicas da formação ao longo da vida desenvolvidas numa lógica sociocomunitária. A análise dos dados sugere a existência de uma divergência entre a visão geral da política em vigor no que se refere aos processos da alfabetização e as necessidades dos educandos. Tendo estes dados, considera-se importante refletir sobre as estratégias de adequação da oferta formativa, conforme se recomenda nas considerações finais do presente estudo. |
URI: | http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/94 |
Aparece nas colecções: | Programas Associados de Doutoramentos |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alice Nhamposse - Tese de Doutoramento.pdf | 2.57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.