Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/98
Title: O Contributo da Supervisão Pedagógica para a Melhoria da Qualidade do Processo de Ensino : Aprendizagem “Caso da Escola Primária Completa de Mitava na Cidade de Lichinga.”
Authors: Assique, Amado
Keywords: Supervisão Pedagógica
Supervisor
Qualidade
Processo de Ensino e Aprendizagem
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Católica de Moçambique
Abstract: A presente pesquisa tem como tema o Contributo da Supervisão Pedagógica na Melhoria da Qualidade do Processo de Ensino e Aprendizagem. Este estudo foi realizado na Escola Primária Completa de Mitava, localizada no Bairro 10, arredores da Cidade de Lichinga, na Província do Niassa. Tem como objectivo geral conhecer o contributo da Supervisão Pedagógica para a melhoria da qualidade do Processo de Ensino e Aprendizagem na Escola Primária Completa de Mitava na Cidade de Lichinga com estudo focalizado na abordagem qualitativa. No que se refere ao método usado para efectivação da pesquisa, recorreu-se à leitura das referências bibliográficas, consultas de alguns materiais na internet, relatórios das instituições de ensino que versam sobre a matéria em estudo, entrevistas, inquéritos e questionários a população-alvo que são membros de direcço da escola, do conselho da escola, professores e alunos da escola, teécnicos do Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia e da Direcção Provincial da e Educação e Desenvolvimento Humano. Depois do tratamento dos dados pedagógicos, Supervisor, Desenvolvimento, Qualidade e o Processo de Ensino e Aprendizagem. Recolhido da pesquisa tirou à conclusão que a supervisão pedagógica que se tem realizado na Escola Primária Completa de Mitava como as tantas outras não tem ajudado para a melhoria da qualidade de do Processo de Ensino e Aprendizagem de modo que tenhamos formado o nosso aluno perfeitamente. Neste contexto, desenhamos uma estratégia para a superação das dificuldades que têm encarado os supervisores em fazer uma supervisão meramente pedagógica. Neste âmbito, recomendamos que se abandone, se queremos que a qualidade do Processo de Ensino Aprendizagem melhore nos próximos momentos, a prática da supervisão integrada, dando espaço aos supervisores realizar a supervisão, isto é, os técnicos ligados ao Processo de Ensino e Aprendizagem afectos ao Departamento de Direcção Pedagógica.
URI: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/98
Appears in Collections:Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amado Assique - Dissertação.pdf2.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.