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Title: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA GESTÃO NA MOTIVAÇÃO E COMPROMETIMENTO DOS PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PRIMÁRIA COMPLETA DA FEPOM, CIDADE DE CHIMOIO
Authors: OCTÁVIO RENATO ROSÉRIO
Keywords: Escola; Administração; Gestão; Motivação; Comprometimento
Issue Date: 2015
Abstract: A implementação de uma gestão escolar democrática constitui, actualmente, uma exigência da sociedade em todos os níveis, que vê nesta, um dos caminhos para uma boa escola, integrando os alunos numa sociedade mais moderna (PEE, 2012, p. 62). A presente pesquisa tem como tema a Análise da influência da Gestão na Motivação e Comprometimento dos Professores na EPC da Fepom, Cidade de Chimoio e foi efectuada baseando-se nos seguintes propósitos: Identificar o tipo de gestão que se verifica na EPC da Fepom; Relacionar o tipo de gestão patente com a motivação e comprometimento dos professores na Escola em causa e Propor algumas práticas de gestão que favoreçam a motivação e o comprometimento dos professores na Escola. Para atingir os propósitos, serviram de guia, as seguintes hipoteses: Provavelmente o tipo de gestão da escola influencia negativamente na motivação e comprometimento dos professores da Escola Primária Completa da Fepom. Presumivelmente as práticas de gestão na Escola Primária Completa da Fepom relacionam-se com a gestão autocrática; Possivelmente, o não envolvimento dos professores no processo de gestão da escola não favorece a sua motivação e comprometimento. Esta pesquisa procurou descrever, por um lado, como se desenvolvem os processos de gestão na organização escolar de uma escola primária e como estes podem, de certa forma, interferir na motivação e comprometimento dos professores. Por outro lado, tentou compreender como o trabalho colectivo, a participação da comunidade e a criação de novas atitudes podem estimular o desenvolvimento profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os dados que suportam a análise foram obtidos através de questionários aplicados aos professores e alunos e entrevistas semi-estruturadas aplicadas aos professores. Os resultados obtidos mostram que existe pouca participação dos professores nas diversas actividades desenvolvidas na escola, como resultado do tipo de gestão nela implementada. E recomenda-se que seja revisto o actual organograma que direcciona o funcionamento das Escolas Primárias Completas, o Regulamento Geral do Ensino Básico; que se crie um gabinete independente para o conselho de escola que favoreça o pleno desempenho das suas actividades; que as equipes de supervisão e Inspecção a todos os níveis sejam mais actuantes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/119
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