Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/122
Title: O Impacto Social da Supervisão Pedagógica e sua Pertinência na Qualificação de Ensino : Estudo de Caso na Escola Secundária 7 de Abril
Authors: Novele, Natália
Keywords: Supervisão Escolar
Ensino
Qualidade de Ensino
Processo de Ensino e Aprendizagem
Professor
Issue Date: 2016
Abstract: O processo de ensino e aprendizagem envolve uma complexa interacção entre professores e alunos. Estes por sua vez precisam de um acompanhamento e monitoria com objectivo de alcançar resultados positivos no processo de ensino aprendizagem. Com isso este estudo tem como propósito abordar o impacto social da Supervisão pedagógica e sua pertinência na qualificação do ensino. O supervisor que é um profissional que coordena as actividades pedagógicas da escola bem como de aperfeiçoá – las em sentido constante, buscando melhor formar o educando.Que segundo Alves (2008), a supervisão pedagógica adquire globalmente um papel pró – activo na organização social da escola. Este profissional deve ter múltiplos olhares, ser capaz de perceber as intenções implícitas do sistema escolar. Segundo Alonso (2006, p. 168), a figura do supervisor desponta como o elemento de intermediação associada há ideias de mudança, entendida, algumas vezes, como mera aplicação de “novas propostas” curriculares amplamente divulgadas pelos órgãos oficiais”. A supervisão para exercer as suas funções deve conhecer em que realidade está inserida a escola, quem são seus alunos, professores, pais, administradores e suas características socioeconómicas e culturais. Partindo desse ponto, a prática pedagógica tenderá ser mais significativa.
URI: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/122
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natalia Novele - Dissertação.pdf900.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.