Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/122
Title: | O Impacto Social da Supervisão Pedagógica e sua Pertinência na Qualificação de Ensino : Estudo de Caso na Escola Secundária 7 de Abril |
Authors: | Novele, Natália |
Keywords: | Supervisão Escolar Ensino Qualidade de Ensino Processo de Ensino e Aprendizagem Professor |
Issue Date: | 2016 |
Abstract: | O processo de ensino e aprendizagem envolve uma complexa interacção entre professores e alunos. Estes por sua vez precisam de um acompanhamento e monitoria com objectivo de alcançar resultados positivos no processo de ensino aprendizagem. Com isso este estudo tem como propósito abordar o impacto social da Supervisão pedagógica e sua pertinência na qualificação do ensino. O supervisor que é um profissional que coordena as actividades pedagógicas da escola bem como de aperfeiçoá – las em sentido constante, buscando melhor formar o educando.Que segundo Alves (2008), a supervisão pedagógica adquire globalmente um papel pró – activo na organização social da escola. Este profissional deve ter múltiplos olhares, ser capaz de perceber as intenções implícitas do sistema escolar. Segundo Alonso (2006, p. 168), a figura do supervisor desponta como o elemento de intermediação associada há ideias de mudança, entendida, algumas vezes, como mera aplicação de “novas propostas” curriculares amplamente divulgadas pelos órgãos oficiais”. A supervisão para exercer as suas funções deve conhecer em que realidade está inserida a escola, quem são seus alunos, professores, pais, administradores e suas características socioeconómicas e culturais. Partindo desse ponto, a prática pedagógica tenderá ser mais significativa. |
URI: | http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/122 |
Appears in Collections: | Faculdade de Engenharia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Natalia Novele - Dissertação.pdf | 900.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.