Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/131
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gimo, Emília | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-21T11:07:02Z | - |
dc.date.available | 2019-06-21T11:07:02Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/131 | - |
dc.description.abstract | A necessidade de se proporcionar uma educação marcada por acções conducentes a uma aprendizagem efectiva dos alfabetizandos, e decorrente do trabalho eficiente dos alfabetizadores, se afigura cada vez mais imperiosa, mas tendo como pressuposto de que a forma e o conteúdo da administração de todas as actividades educativas, pode ser determinante na performance dos principais actores do processo educativo. Este estudo analisa os contornos da actividade inerente a supervisão Andragógica, sobretudo o seu impacto no desempenho dos alfabetizandos e alfabetizadores ou educadores, a partir de uma realidade e experiência vivenciadas nos vários centros de alfabetização sediados nas várias Escolas Primárias do 1o grau de Chimuanandimai, 19 de Outubro e de Vandúzi, no distrito de Vandúzi, província de Manica. No desenvolvimento deste trabalho privilegiamos os procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa, maximizando as vantagens comparativas que as técnicas usadas em trabalhos desta natureza proporcionam na colecta de dados, concretamente, os questionários destinados aos alfabetizadores Voluntários, chefes dos centros, supervisores e membros da comunidade/ alfabetizandos. De uma forma geral, os resultados indicaram evidências de que os centros de alfabetização enquanto organizações, carecem de uma supervisão actuante e pró-activa, alicerçada em fundamentos científicos teóricos e práticos, capaz de assegurar o desenvolvimento de uma educação em que os membros da comunidade, alfabetizadores voluntários, alfabetizandos, supervisores e chefes dos centros de AEA assumam o compromisso de buscar a eficácia e eficiência no processo educativo. | pt_PT |
dc.language.iso | other | pt_PT |
dc.subject | Supervisão | pt_PT |
dc.subject | Desempenho | pt_PT |
dc.subject | Andragogia | pt_PT |
dc.subject | Centros | pt_PT |
dc.subject | Organização | pt_PT |
dc.title | A Supervisão Andragógica para o desenvolvimento profissional do alfabetizador voluntário. | pt_PT |
dc.type | Other | pt_PT |
Appears in Collections: | Faculdade de Engenharia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Emília Gimo - Dissertação.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.