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http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/137
Title: | Avaliação de Desempenho e a Gestão de Qualidade na Instituição. Estudo De Caso: Epf-Chimoio |
Authors: | Neto, Modlaine |
Keywords: | Qualidade Avaliação Avaliação de Desempenho Gestão de Qualidade |
Issue Date: | 2014 |
Abstract: | Este trabalho perspectiva-se na problemática da inconsistência no processo de avaliação de desempenho dos funcionários se retarda a gestão de qualidade, com isso, procuramos estudar a relação entre a avaliação de desempenho e a gestão de qualidade da Instituição na Escola de Professores do Futuro - Chimoio. Para concretização deste objectivo socorremo-nos a conceitos como avaliação de desempenho, gestão de qualidade e gestão de competência. No que concerne a avaliação de desempenho tivemos como enfoque elementos de avaliação, objectivo, intervenientes no processo, instrumentos, deveres e direitos da avaliação de desempenho, bem como a legislação que orientam os professores. Consideramos ainda, a gestão de qualidade que corresponde a adequação de equipamentos, pessoas e serviços, para a satisfação dos clientes. Para a gestão de competências o intuito virou-se aos tipos de competências que é inerente a competência cívica, técnica e humana. A recolha de informação instrumentalizou-se através do inquérito, por um questionário dirigido aos Docentes, Corpo técnico e administrativo e pela Direção da Instituição. A análise quantitativa das respostas dos docentes, corpo técnico, administrativo e da direção da instituição que constituíram a nossa amostra permitiu-nos a reconhecer que avaliação de desempenho tem impacto a todas as idades, género e classe académica, os docentes aceitam que avaliação de desempenho é formal e tem feedback, quem avalia os funcionários é em primeiro lugar o Diretor Pedagógico, que os aspectos avaliado são: assiduidade, pontualidade, criatividade, lecionação de conteúdos, apresentação, participação em encontros formais e projectos pedagógicos. Que nos últimos dois anos 70% dos funcionários não foram avaliado demonstrando assim inconsistência neste processo. O corpo técnico e administrativo é de opinião que avaliação de desempenho permite aperfeiçoamento do trabalho. |
URI: | http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/137 |
Appears in Collections: | Faculdade de Engenharia |
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