Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/45
Title: Análise da Gestão das Receitas Próprias das Escolas Técnicas Profissional e Vocacional da Cidade de Chimoio
Other Titles: Caso: Instituto industrial E Comercial Joaquim Marra, no período de (2009-2013)
Authors: Martins, Adelia Chirombe
Keywords: Análise da gestão
Receitas Próprias
Recursos canalizados
Issue Date: Apr-2015
Publisher: Universidade Católica de Moçambique
Abstract: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre análise da gestão de receitas próprias: Caso, concretamente entre 2009 a 2013, período em que a escola vive novos desafios no processo da gestão de receitas próprias. O principal objectivo da instituição é de garantir uma gestão eficiente dos recursos da instituição em todos os seus níveis. Assim sendo, para que se garanta uma gestão racional e eficiente a instituição necessitam de recursos financeiros que devam obedecer o princípio de arrecadação, depósito bancário, envio ao tesouro, requisição para utilização conforme o plano previamente elaborado e aprovado, e prestação de contas. Porém a gestão dessas receitas próprias, em muitos casos, não tem sido eficaz pela falta de planificação e esclarecimento de alguns instrumentos de garantam uma boa gestão dos recursos financeiros da instituição. A metodologia usada para analisar a gestão de receitas próprias: Caso Instituto Industrial e Comercial Joaquim Marra, estudo realizado na Cidade Chimoio, foram efectuados as análises bibliográfica e documental, bem como entrevistas semi-estruturadas que nos guiaram ao longo do trabalho. A delimitação da amostra foi feita de forma intencional primeiramente ao grupo de indivíduos que pudessem fornecer os dados da pesquisa e entrevistou-se um total de 4 pessoas. Os resultados obtidos mostram que o Instituto Industrial e Comercial Joaquim Marra no período de 2009 a 2013, mostrou uma deficiência no processo de gestão de receitas próprias. A análise conclui que, as entidades do direito não divulgam nem alocam os documentos normativos na instituição contribuindo para a gestão ineficiente da referida da instituição.
Description: Monografia de Licenciatura submetida a Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Engenharia, para efeito de Avaliação no Curso de Licenciatura em Administração Publica.
URI: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/45
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adelia Martins - Monografia - Reposítório Científico UCM.pdfMonografia de Licenciatura submetida a Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Engenharia, para efeito de Avaliação no Curso de Licenciatura em Administração Publica.636.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.